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Imprensa 02/12/2018

Novo Correspondente Bancário - Inovação incremental da Saque e Pague para o Banrisul

O novo correspondente bancário agrega mais valor aos correspondentes do Brasil, direcionando para o terminal de autoatendimento uma série de serviços para pessoas físicas e jurídicas que hoje são realizados no caixa, além de novas ofertas.

- Saque;
- Depósito;
- Saldo;
- Extrato;
- Pagamento de contas com troco;
- Transferência entre contas;
- Recarga de celular;
- Recarga de pré-pago;
- Emissão de cartão;
- Transfere rápido – TED para qualquer banco;
- Desconto de cheques;
- Prestação de contas;

O correspondente bancário se torna uma mini agencia bancaria - concentra uma série de serviços no autoatendimento e foca seu trabalho em outros produtos e serviços de maior valor agregado para o negócio.

 

A Saque e Pague traz para o correspondente:

- Maior Rentabilidade
- Mais Segurança
- Redução de riscos
- Novos serviços
- Concentração na Oferta Produtos com Maior Valor Agregado
- Fontes alternativas de receitas

Além disso, a solução ainda permite a sangria de caixa do fluxo de dinheiro das vendas do estabelecimento, que conta, valida e deposita os valores e o credito entra na conta do varejo em tempo real. A solução reduz o tempo gasto com fechamento de caixa, otimizando o trabalho da tesouraria do estabelecimento, além de eliminar erros de contagem e reduzir fraudes. A tecnologia chamada de reciclagem faz o aproveitamento do dinheiro dos depósitos em saques futuros.

A solução de correspondente bancário estabelece uma nova relação das Instituições Financeiras com o varejo e clientes finais, com incremento de transações e ampliação do horário de atendimento do correspondente devido a liberação automática de limite (a partir da prestação de contas online). Mitiga riscos (sinistros, fraudes, erros operacionais) e amplia a segurança no estabelecimento.  

Do ponto de vista dos usuários proporciona a oferta de mais um canal de atendimento e promove o suporte a população não bancarizada.

Dentro deste ecossistema de soluções inovadoras criado pela Saque e Pague, o Banrisul é um parceiro estratégico e iniciou a implantação piloto do CORBAN aderindo inicialmente a transação de prestação de contas num projeto piloto com a solução ATMD da Saque e Pague. A transação de prestação de contas consiste em depositar no ATMD os valores relativos as transações realizadas como correspondente bancário no caixa do estabelecimento.

Como estratégia de testes foram escolhidos pontos com diversificação na entrega de numerário (entrega na Agência ou Transportadora de Valores), no volume movimentado e na localização. Foram selecionados quatro Correspondentes estabelecidos em Porto Alegre, três localizados na Grande Porto Alegre e um do interior do Estado.

Dos oito pontos envolvidos no piloto, cinco já trabalhavam com recolhimento de numerário convencional. Destes, dois estavam sem operar e foram reabertos após a instalação do ATMD, pois esta nova modalidade de entrega de numerário possibilitou a segurança operacional necessária para a reabertura destes pontos estratégicos e importantes para as Agências.

 

Objetivo do Projeto

Para Instituições Financeiras

- Redução de custos;
- Eficiência Operacional;
- Mitigar riscos;
- Ampliar a capilaridade das Instituições Financeiras;

 

Para o Varejo

- Gestão do numerário referente aos produtos e serviços ofertados pelo correspondente bancário e do seu negócio;

 

Para os usuários

- Oferta de um canal complementar de atendimento;
- Suporte a população não bancarizada;

 

Desafios a superar

Entre os anos de 2000 e 2003, o Banco Central criou as resoluções que deram origem a figura do Correspondente Bancário, que tinha como principal objetivo “promover a inclusão financeira”. Na década seguinte, enquanto a quantidade de agências bancárias se manteve relativamente estável, o volume de correspondentes cresceu atingindo cerca de 160 mil pontos em 2012.

Hoje, apesar do crescimento dos canais digitais, os pontos físicos e outros canais de atendimento continuam desempenhando um papel importante no atendimento a clientes. Segundo a última pesquisa da Febraban realizada em 2017, nos meios físicos, o destaque fica para as Agências Bancárias, que permaneceram com 8% da fatia das transações em 2016, mesmo percentual de 2015, e para os Correspondentes, que elevaram sua participação de 6%, em 2015, para 8% em 2016.

Após o registro de queda nos anos anteriores, os canais físicos de atendimento – a saber Agência Bancária, Posto de Atendimento Bancário (PAB, posto em repartições públicas e empresas que conta com a presença de ao menos um bancário), Posto de Atendimento Eletrônico (PAE, local que reúne caixas eletrônicos) e ATMs – registraram altas importantes em 2016. Um dos pontos que justificam a relevância desses pontos de atendimento é o fato de os saques serem limitados a eles, enquanto as transações virtuais com movimentação podem ser feitas em qualquer meio, seja físico ou digital.

O número de Correspondentes diminuiu em número de unidades por todo o Brasil em 2016, apesar de ter crescido em número de transações. De 2015 para 2016 o número de unidades caiu de 293,8 mil para 276,8 mil no País, seguindo o movimento de queda iniciado em 2013. Essa diminuição tem relação com o momento econômico que vivemos. Com a diminuição da renda, ocorre a redução das necessidades de transações financeiras e as pessoas ficam mais inseguras ao decidir por gastos não essenciais, promovendo corte de contas e despesas.

Em paralelo, o Instituto Data Popular aponta ainda um volume de sub-bancarizados e desbancarizados de cerca de 50 milhões de brasileiros, quase 40% da população adulta.

Diante deste cenário de fechamento de mais de 60 mil postos bancários físicos só em 2017 e da falta de disposição para investir na abertura de novas agências e correspondentes, a grande pergunta é: quem vai atender as dezenas de milhões de pessoas que não tem (e não querem ter) uma conta? Eis aí uma oportunidade para pensar os Correspondentes Bancários do ponto de vista da inovação incremental.

Hoje os correspondentes bancários são responsáveis por pagamentos de benefícios da rede de proteção social, como Bolsa Escola e Auxílio Gás. Além de benefícios ao trabalhador, recebem contas de serviços públicos como água, luz e telefonia.

Também podem ser pagos boletos de cobrança de outros bancos e créditos de celular pré-pago, serviços como saques, depósitos, saldo de conta corrente e poupança.

Essa grande oferta de serviços proporciona aos usuários mais uma opção de atendimento, mas ao mesmo geram grande circulação e fila nos correspondentes bancários.

A Saque e Pague é uma empresa de tecnologia com uma rede de autoatendimento que transformou o fluxo do dinheiro no Brasil ao permitir a circulação de valores, de forma descomplicada, no mundo físico e digital. A empresa foi protagonista ao trazer para o País a tecnologia de reciclagem de cédulas, que faz com que o dinheiro circule de forma mais sustentável.

São diferentes soluções, inovadoras e pioneiras, focadas no varejo, em instituições financeiras e em pessoas físicas - mesmo as não bancarizadas, o que possibilita a inclusão de forma democrática à parte essencial do sistema financeiro. A Saque e Pague é ainda provedora de serviços inéditos na rede de autoatendimento como recarga de cartões transporte, recarga de celular, câmbio, entre outros.

Com esta expertise percebeu que existia espaço para modelar mais uma solução de inovação incremental em relação ao correspondente bancário.

Com seu DNA inovador e partindo desta premissa, a Saque e Pague vem liderando o movimento de transformação bancária ao criar soluções de redes de ATMS, Cobanking, e agora modelou um novo correspondente bancário para agregar ainda mais valor aos correspondentes, a solução do Corban se integra a todo o ecossistema criado pela companhia.

A Saque e Pague formulou este novo ecossistema que permite a transformação bancária, forte interiorização, inclusão social e financeira da sociedade através de soluções inovadoras e custos mais atraentes gerados pelo uso de modelos convencionais que exigem a presença física de uma unidade bancária, além da diminuição dos riscos e processos. Agregou novas transações que necessitam do cash-in e cash-out que podem ser disponibilizadas para o público usuário do correspondente bancário sendo ele bancarizada ou não (recargas de pré-pagos, transferências de valores, saques, entre outras)

 

Resultados Alcançados

Resultados e benefícios da solução Novo Correspondente Bancário Saque e Pague implantado através do piloto Banrisul temos:

- Possibilidade de instalação em cidades desassistidas;
- Controle em tempo real da prestação de contas;
- Extinção dos sinistros no trânsito de numerário para prestação de contas;
- Garantia do numerário inserido no ATMD;
- Eliminação de fraudes, incluindo a validação de notas;
- Expansão da quantidade de estabelecimentos com recolhimento de numerário, aumentando a segurança;
- Diminuição do envolvimento operacional da agência (BackOffice);
- Aumento da capacidade de atendimento devido a prestação de contas de forma on-line (liberação de limite operacional);
- Redução de custos operacionais das Agências;
- Redução do risco operacional com a redução de limites;
- Ampliação do horário de atendimento;
- Disponibilização de novos serviços (transferências para outros Bancos, saques);
- Redução do tempo de custódia do numerário;
- Agilidade no preparo do numerário com redução do tempo de disponibilização do numerário para o Banco;

 

A ampliação do atendimento ao público, é outro fator observado, uma vez que a liberação dos valores depositados ocorre de forma on-line e os correspondentes podem seguir trabalhando por um período maior, inclusive aos finais de semana.

Além disso, a redução do risco operacional, com reavaliação dos limites após o início das operações com o ATMD foi outro fator positivo na aderência a solução.

 

Transformação digital

A solução CORBAN inserida dentro do ecossistema da Saque e Pague tem alto impacto ao proporcionar aumento na segurança, conveniência aos usuários, agilidade e praticidade na relação com os serviços bancários.

 A Saque e Pague ao formular este novo ecossistema contribui para a transformação bancária, a interiorização dos serviços, e a inclusão social e financeira da sociedade através de soluções inovadoras e custos mais atraentes gerados pelo uso de modelos convencionais que exigem a presença física de uma unidade bancária, além da diminuição dos riscos e processos

 

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